segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

“Caretas” fazem protesto em frente a fábrica de sapatos em Amargosa.

12:51




Algumas pessoas, fantasiadas de “Caretas” protestaram na manhã desta segunda feira (17) em frente a Fabrica de Sapato Daiby em Amargosa, segundo os protestantes, funcionários da fábrica que trabalharam no Carnaval não receberam remuneração determinada pela lei nº 9.093/1995, que seria em dobro. (“...a lei especifica que se a empresa desenvolver alguma atividade que, por sua natureza, não permita a suspensão dos trabalhos, o labor em dias feriados será remunerado em dobro,”).



Os denunciantes, enviaram uma reclamação para a redação do AmargosaNews, veja abaixo o texto da na integra:

O carnaval não é um feriado nacional, porém, é feriado municipal, conforme prevê a lei nº 9.093/1995.

Entrei em contato com a fábrica de sapatos no dia 15/02/2013 . Logo na recepção, senti um receio no funcionário em passar apenas algumas simples informações sobre eles terem trabalhado em pleno feriado. O mesmo me passou o telefone do RH da empresa. Liguei e consegui falar com uma pessoa chamada Simone, que declarou não ter um RH na empresa em Amargosa, pois ela apenas recebe orientação da central no RS. Salientou que a empresa é privada e que a prefeitura de Amargosa que se posicionaria se seria feriado ou não no dia 12/02. Quis saber por quais motivos os funcionários foram obrigados a trabalhar no dia 12/02, em pleno feriado, enquanto a cidade estava completamente voltada para o carnaval, e se eles receberiam em dobro o dia trabalhado como podemos verificar(“...a lei especifica que se a empresa desenvolver alguma atividade que, por sua natureza, não permita a suspensão dos trabalhos, o labor em dias feriados será remunerado em dobro,”). Perguntei onde estaria situado o sindicato que responde a estas duvidas. A mesma demonstrou irritabilidade, desejando finalizar a ligação, acusando-me de estar atrapalhando os outros serviços que ela tinha para fazer. Disse que não passaria informações por telefone e que eu passasse um e-mail formalizando minhas indagações. Perguntei se poderia marcar um horário ou se teria algum site ou endereço de e-mail para poder seguir suas orientações. A mesma disse que não teria essas informações e desligou o telefone. Buscamos a localização do sindicato de empresa e não achamos. Porém, conversei com outros sindicatos e as reclamações foram inúmeras. Entretanto, vou me ater apenas ao feriado. Afinal de contas, são muitas reclamações de sindicato para sindicato.


O nosso objetivo, em fazer essa manifestação pacífica, não é ridicularizar a empresa de calçados na cidade de Amargosa. Sabemos da sua importância para o Município. Estamos apenas lembrando aos seus dirigentes que todos os direitos devem ser a favor dos seus funcionários. Que mesmo Amargosa sendo uma cidade do interior, onde o carnaval não é nenhuma mega festa, existem pais e mães de família, solteiros ou que desejariam participar desse feriado como todos os demais funcionários de Amargosa e da Bahia. Qual foi o comércio que funcionou em pleno feriado de carnaval? A fábrica de sapatos. Se houve trabalho em pleno feriado, logo, todos receberão o dia trabalhado em dobro. Mesmo que o lazer em família, entre amigos não se paga com simples reais... Foi um ótimo carnaval para todos nós que participamos, e sentimos por aqueles que foram obrigados a não entrar no clima do feriado.



Por Alexsandro Alves

Da Redação AmargosaNews / Fotos: AmargosaNews

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 

© 2013 Amargosa News - A notícia em primeiro lugar. Designed by: DonatoNeto - Suporte: DonatoNeto

Back To Top