segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Sandro Correia ao lado da ex-senadora Marina Silva
O prefeito da cidade de Brejões, Sandro Correia Rede), concedeu entrevista entrevista para a emissora de Rádio Vale FM (Amargosa), na última sexta-feira (17). Durante a sua participação, foi feito um balanço do governo nesses primeiros dias de 2017. 

Na área da saúde, Sandro falou sobre as dificuldades enfrentadas, principalmente por conta da retenção de R$ 410 mil, referente ao 1º repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Embora a situação seja delicada, o prefeito destacou os esforços que tem feito junto com a sua equipe de governo para garantir atendimentos e serviços de saúde para a população. Em pouco mais de 40 dias de governo, já foram feitas articulações para compor as equipes que atuam nas unidades de saúde do município, incluindo a contratação de médicos, enfermeiros e fisioterapeuta, por exemplo. 

Ainda sobre o tema saúde, Sandro destacou a parceria com o Governo do Estado, que garantiu a presença dos serviços do Odontomóvel. Em sete dias, mais de 600 pessoas foram atendidas. "Graças a esta parceria conseguimos trazer a unidade móvel para Brejões, o que garantiu a realização de vários procedimentos e conseqüentemente um sorriso mais bonito para muitas  pessoas", disse o prefeito.  

O hospital de Brejões passará por reparos imediatos, segundo o prefeito Sandro, o foco sempre será a prestação de serviços de qualidade para a população. "O atendimento no hospital de Brejões melhorou muito nesse início da nossa gestão. Temos uma questão cultural  em relação a este tema. O hospital é para atender os casos mais urgentes. É preciso que a população entenda a importância e procure os serviços da atenção básica", ressaltou Sandro.

No que diz respeito à educação, foram abordados alguns pontos, incluindo a divisão do ensino escolas por ciclos, o que irá garantir que alunos com a mesma faixa etária, convivam no mesmo ambiente escolar. 

A prefeitura de Brejões irá implantar também a educação em tempo integral.  A primeira unidade do município a adotar esse modelo será a escola João Evangelista, que fica no centro da cidade. 
Sandro defendeu também o uso de novas tecnologias no cotidiano das escolas, assim como o acesso a cultura, esporte e lazer, como forma de tornar a escola mais interessante. “Hoje em dia é muito difícil prender a atenção de um aluno por muitas horas seguidas em sala de aula. A tecnologia, o uso da internet e dos celulares, por exemplo, acabaram criando outras possibilidades. Nosso objetivo é saber lidar com esta situação e tornar a escola mais atrativa. Estamos montando a diretoria de esporte e cultura vinculadas a educação. Com isso vamos proporcionar mais acesso à arte, cultura e o esporte para nossos jovens ". 

O município passa por uma situação delicada por conta da falta de água. De acordo com o prefeito, a equipe de governo tem se mobilizado para garantir o abastecimento, principalmente nas localidades rurais, onde a situação é ainda mais crítica. Ao todos, seis carros pipa atendem mais de 780 famílias de Brejões.

Além disso, a prefeitura cedeu uma retroescavadeira para que a Embasa possa ampliar os reservatórios de água que abastecem a cidade.  Segundo o prefeito, o momento é de economizar e fazer o uso racional da água. "A água está escassa em Brejões por isso, é muito importante que a população tenha consciência da necessidade de economizar", ressaltou.

Na seqüência da entrevista, o prefeito falou sobre o trabalho de melhoria na área da segurança pública, principalmente no que diz respeito ao diálogo junto ao Governo do Estado, que resultou na chegada de uma nova viatura para a cidade. O prefeito falou ainda da necessidade de abrir seleção para contratação de agentes da guarda civil municipal. 

Um passo importante para Brejões será a realização de um concurso público. O município fará um estudo e a estimativa é que no início de 2018 o certame seja aberto.  

Por fim o prefeito de Brejões anunciou a realização do carnaval cultural, que será uma festa sem grandes atrações, principalmente por conta da situação de emergência em razão da falta de água. "Faremos uma pequena comemoração. Muita gente passa o período de carnaval na cidade para aproveitar com amigos ou familiares. Embora a situação seja difícil, não poderíamos deixar de proporcionar este momento de alegria para a população de Brejões", finalizou o prefeito. (Redação AmargosaNews)

Comentários da Notícia: