quinta-feira, 16 de março de 2017




A distribuição de 307 mil testes rápidos para diagnóstico do vírus Zika começa nesta quinta-feira na Bahia. De acordo com a Secretária de Saúde (Sesab), os testes estarão disponíveis em maternidades e em laboratórios públicos de todo o estado em até 15 dias.

Ainda de acordo com a pasta, este é apenas o primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde à Bahia, que corresponde a mais de 50% do total previsto para o ano.

O teste rápido permite que o resultado seja entregue em até 20 minutos, e com a resposta o paciente vai saber se está infectado ou se já teve algum contato com o vírus Zika em algum momento da vida, mesmo que não tenha apresentado sintomas. Antes do teste, os exames laboratorias podiam levar semanas para ficarem prontos.

O teste rápido fornecido pelo Ministério da Saúde foi desenvolvido e produzido na Bahia, pelo Bahiafarma, que obteve o primeiro registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No ano passado, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Bahia, mais de 57 mil casos de Zika foram registrados em todo o estado. Até o dia 21 de fevereiro deste ano, 460 casos já foram notificados.

Comentários da Notícia: