sábado, 11 de março de 2017

Rosângela Almeida durante o período de tratamento


Neste sábado (11), a cidade de Amargosa será palco de uma grande festa em prol da vida. O evento acontece no Gourmet Hall e tem como objetivo arrecadar fundos para ajudar no tratamento da jovem Rosangela Almeida, que no mês de novembro foi diagnosticada com um tipo de linfoma (câncer), no sangue. 

Os linfomas são neoplasias malignas que atingem órgãos e estruturas do sistema linfático, fundamental na manutenção da defesa do nosso organismo contra infecções. Na maioria das vezes, os linfomas se originam dos linfonodos ou gânglios linfáticos, mas eventualmente podem acometer outros órgãos, como baço, fígado, medula óssea, estômago, intestino, cérebro, pele, o próprio sangue, entre outros. No Brasil inteiro, inclusive em Amargosa, tem surgido novos casos de linfoma. Os sintomas da doença são variáveis. O paciente pode ser completamente assintomático ou apresentar sintomas específicos de acordo com o seu subtipo e fase da doença. Entre os sintomas mais comuns estão: perda de peso, febre, sudorese noturna, coceira no corpo, aumento dos gânglios linfáticos, fraqueza, fadiga, entre outros. 

Em conversa com a equipe do site Amargosa News, Rosangela falou sobre a importância dos amigos, que de forma espontânea, se uniram para poder ajudar. “Acabou que eles me fizeram essa surpresa e eu pude perceber como é bom ter amigos e o quanto eu sou querida por todos eles”, disse Rosangela. 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer — INCA, a estimativa para o biênio 2016–2017 é que surjam cerca de 600 mil novos casos. Os tipos de câncer mais comuns nos homens brasileiros serão os de próstata (28,6%), pulmão (8,1%), intestino (7,8%), estômago (6,0%) e cavidade oral (5,2%). Já nas mulheres os principais serão os cânceres de mama (28,1%), intestino (8,6%), colo do útero (7,9%), pulmão (5,3%) e estômago (3,7%). 

“O câncer é uma realidade dura que está em evidência. A cada dia surgem mais casos e muita gente tem vergonha ou medo de ser tratado com pena, e por isso acabam se escondendo. Quando nos abrimos e dividimos as angústias, dores, medos e também as alegria e conquistas, nos tornamos mais fortes e preparadas para vencer esta luta”, ressaltou Rosângela, que ao longo da sua vida sempre foi atuante em ações do combate ao câncer, tendo participado de campanhas como o outubro rosa e de projetos como o “Amargosa se Tocando”. 

Questionada sobre o propósito de tratar desse assunto de forma tão aberta, Rosangela explicou a vontade que tem de se tornar um exemplo de superação para outras pessoas que enfrentam a doença. “Quero que as pessoas que passam por esse ou por problema até pior, entendam que quando dividimos algo que está pesado, conseguimos carregar com mais leveza. Precisamos entender que estamos aqui nesse mundo para ajudar uns aos outros e sozinhos não chegamos a lugar algum. Somos todos irmãos e Deus nos criou para vivermos em comunhão”, disse ela. 

A festa terá início às 21h deste sábado (11), com show de Michelle Monize e participações de Gerson Orrico, Os Caras de Pau, Valmir Caldas, Fabinho o Rei da Balada e muito mais. Participe! 

(Redação Amargosa News)

Comentários da Notícia: