sábado, 25 de março de 2017




O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou neste sábado (25) que a China anunciou a “reabertura total do mercado de carnes brasileiras”. O país foi uma das nações a suspender a importação de carnes brasileiras no início desta semana, após a deflagração da Operação Carne Fraca pela Polícia Federal (PF).

Por meio de nota assinada pelo ministro Blairo Maggi, a pasta diz que a decisão das autoridades chinesas de retomar as importações de carne brasileira resulta de negociações intensas. “Nos últimos dias, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Itamaraty e a rede de embaixadas do Brasil no exterior trabalharam incansavelmente para o êxito que se anuncia hoje.”

Na nota, o ministro agradece ainda o “gesto de confiança” da China e afirma que o país nunca fechou mercado aos produtos brasileiros, “apenas tomou medidas preventivas para que tivéssemos a oportunidade de oferecer todas as explicações necessárias e garantir a qualidade da nossa inspeção sanitária”.

A China, contudo, não retomou as importações de produtos das 21 plantas de frigoríficos sob investigação na Operação Carne Fraca, uma vez esses estabelecimentos tiveram os certificados de exportação cassados pelo Ministério da Agricultura.

Comentários da Notícia: