• Médica alerta para os cuidados com fumaça e barulho dos fogos de artifício

    Repórter: AmargosaNews.com
    Publicado: quinta-feira, 15 de junho de 2017
    A- A+



    Falta pouco para o São João, período em que as fogueiras e fogos de artifício dominam as ruas e fazem a alegria da criançada. No entanto, é importante atentar para os cuidados necessários com a saúde, já que a exposição à fumaça e o estrondo das bombas, foguetes e rojões podem prejudicar as vias aéreas e auditivas.

    A mistura de partículas e produtos químicos produzidos pela combustão e liberadas na fumaça pode causar sintomas leves ou mais severos na inalação. “A fumaça irrita os olhos, nariz e garganta, podendo agravar ainda mais os sintomas de quem já sofre com problemas respiratórios como rinite e asma”, explica a otorrinolaringologista Clarice Saba.

    O estouro dos fogos de artifício pode causar zumbido, aquele barulho ininterrupto no ouvido semelhante a um chiado, apito ou grilo. “Isso vale como alerta também para o som muito alto em ambientes fechados, que pode causar esse sintoma”, complementa a médica.

    A otorrinolaringologista dá algumas dicas para evitar problemas nesse período junino: “evitar fogueiras e o uso de fogos de artifício em ambientes pequenos, abafados ou com aglomeração de pessoas; circular em locais distantes da fumaça, no lado oposto à direção do vento; e caso algum sintoma se agrave, procurar ajuda médica”.

    *Estadão

    Categorias:

    Curiosidades
  • Comentários