• Varzedo comemora 28º aniversário com recorde de público

    Repórter: AmargosaNews.com
    Publicado: sexta-feira, 16 de junho de 2017
    A- A+


    Nem o frio tirou a animação do público que esteve presente na Praça do Mercado, Centro de Varzedo, durante os dois dias de festividades em comemoração ao aniversário de 28 anos de emancipação política da cidade. Com recorde de público, cerca de 10 mil pessoas curtiram com total segurança os shows nos mais diversos estilos musicais, que misturou samba, pagode, gospel, forró, arrocha, entre outros. O evento, promovido pela Prefeitura de Varzedo, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foi realizado entre os dias 12 e 13.

    O primeiro dia de festa (12), foi marcado pelo momento ecumênico, com apresentações das bandas Kairós e Sempre Ebenezer, Romanos 5 e Ministério de Louvor da Casa da Bênção de Deus. Um dos pontos altos foi a união no mesmo palco de representantes de diversas religiões. Além dos shows, a comunidade aproveitou a ornamentação da cidade para tirar fotos com a família.

    Já no segundo dia (13), data exata do aniversário da cidade, as comemorações começaram cedo, na quadra poliesportiva, o prefeito Ari Bahia, o vice Gilmar Bitencourt e a primeira-dama Juliana Pedreira compuseram a mesa junto com o secretariado, Ariana Castro - Saúde, Gleide Malaquias - Educação, Rita Miranda - Ação Social e José Soares – Obras, transportes e serviços públicos, dentre outros servidores e personalidades. José Raimundo e Fleudes Malaquias foram os mestres de cerimônia, diante de uma arquibancada lotada, que prestigiou pela manhã as apresentações escolares, cuja tônica foi a preservação ambiental. Em seguida, o Grupo Zambiapunga, da cidade de Taperoá entrou desfilando com seus membros coloridos, com um som tirado de enxadas, tambores, cuícas e búzios. O zambiapunga é uma herança africana. Ele chegou à Bahia trazido pelos negros bantos, escravizados na região do Congo-Angola e usados na Bahia para o incremento de atividades agrícolas, plantio de canaviais do Recôncavo e de grandes extensões de dendezeiros na região do litoral Baixo-Sul.

    Sem dúvidas, a atração mais esperada, o Arraiá Cidade Nova, que carrega em si a história da emancipação política de Varzedo, encerrou em alto estilo a segunda parte das comemorações. Muito aplaudida, a quadrilha que também irá se apresentar no São João trouxe a essência das festas juninas em uma apresentação de tirar o fôlego. Já no período da tarde, uma competição de futsal, com o prefeito Ari Bahia dando o pontapé inicial movimentou a quadra, que contou ainda com uma partida de vôlei.

    Em seguida, uma sessão especial na Câmara de Vereadores prosseguiu com as homenagens, mais uma vez, o prefeito se fez presente. O Dep. Estadual Tom Araújo destacou as ações de Ari Bahia frente à prefeitura, mesmo com pouco tempo de mandato. Outro deputado estadual que também esteve presente foi Alex da Piatã.

    Após o encerramento da programação protocolar, o que os varzedenses queriam era festa, a hashtag #Partiu_Varzedo tomou conta das redes sociais. Quem abriu a noite com toda swingueira foi a Banda Tokistillo. Quando Calcinha Preta subiu ao palco, o público foi ao delírio, o show composto por músicas atuais e sucessos do passado não deixou ninguém parado. No camarim, os vocalistas Ana Gouveia e Bell Oliver, elogiaram justamente a animação da plateia. Quem encerrou as comemorações com chave de ouro foi Sem Retoque, ninguém “arredou” o pé, para ver uma das apresentações mais aguardadas e comentadas, com um romantismo envolvente, a banda colocou todo mundo para dançar e quando o vocalista Jaldo Rodrigues colocava o microfone para a galera, em resposta as músicas eram cantadas em coro. Se a festa já estava boa, ficou ainda melhor com a surpresa de Ari Bahia, que trouxe a participação especial de Forró dos Plays, o vocalista Job Mascarenhas arrancou suspiros da mulherada.

    Após o evento, a população continuou a se manifestar pelas redes sociais, desta vez elogiando a estrutura e organização da festa, várias postagens enaltecendo a Prefeitura Municipal pelo presente que a cidade recebeu, quem também pontuou foi o prefeito Ari Bahia. “Varzedo está de parabéns, a minha equipe também está de parabéns, e eu só peço uma coisa, que Deus nos abençoe para continuar nessa linda festa. Meu grande presente para Varzedo será de muito trabalho, é isso que gosto e é isso que vou continuar fazendo”, finalizou.

    Para garantir a segurança, durante os dois dias a Polícia Militar manteve de plantão um efetivo de aproximadamente 50 homens e contou com o reforço de agentes da Polícia Civil. Não houve registro de tumultos. Um posto de saúde avançado com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e equipe de apoio, também foi montando para prestar atendimento de urgência e emergência, além de ambulância à disposição.
  • Comentários