sexta-feira, 11 de agosto de 2017



A Secretaria de Educação de Amargosa iniciou, nesta quinta-feira (11), uma série de atividades intituladas “Educação Mobiliza”, nas escolas municipais. As ações, que contaram com grande engajamento de toda comunidade escolar, devem durar todo ano letivo e têm como objetivo fomentar reflexões, discussões e intervenções, que possibilitem a melhoria das proficiências dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

As atividades promovidas pelo “Educação Mobiliza” são realizadas a partir da elaboração e implantação sistemática de estratégias de enfrentamento das defasagens de aprendizagens, as quais foram reveladas tanto nas avaliações internas, realizadas pela própria Secretaria de Educação durante este ano, quanto nas avaliações externas.

De acordo com a Secretária de Educação de Amargosa, Márcia Batista, a atual gestão entende que o domínio das competências leitoras e matemáticas são essenciais para o pleno desenvolvimento dos alunos da rede. “É muito gratificante ver o comprometimento de toda comunidade escolar, especialmente dos gestores, coordenadores e professores nesse grande movimento”, comemorou. "Estamos buscando garantir a cada um dos nossos estudantes o direito de aprender. Aprender a ler o mundo e a palavra, como defendia o grande educador Paulo Freire”, concluiu a secretária.

Índices Educacionais

Nas últimas avaliações externas promovidas pelo Ministério da Educação (MEC), os alunos da rede municipal de ensino de Amargosa não conseguiram alcançar bons desempenhos, apresentando grandes defasagens de aprendizagens. Segundo os dados do MEC, dos estudantes da rede municipal de Amargosa que concluem o 5º ano do ensino fundamental, apenas 34,4% apresentam aprendizagem adequada em Língua Portuguesa. Em Matemática, o índice é ainda mais preocupante, uma vez que apenas 21,3% concluem essa etapa do ensino fundamental com a aprendizagem esperada. Já com relação aos alunos do 9º ano, esse percentual melhora significativamente em Língua Portuguesa, chegando a 49,2%. No entanto, em Matemática, apenas 15,1% dos alunos concluem esta etapa com a aprendizagem adequada. (ASCOM/PMA)

Comentários da Notícia: