quarta-feira, 16 de agosto de 2017




O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou em sessão realizada nesta sexta-feira, 11, a concessão de título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

A honraria foi proposta pelos membros do Conselho Universitário: a pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso; o presidente da Câmara de Extensão, Robério Ribeiro; o diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Danillo Barata; o representante dos docentes, Aroldo Azevedo e o representante dos técnicos-administrativos,Tércio Souza.

Durante a sessão, a relatora da Comissão Permanente de Títulos Honoríficos da UFRB, Tatiana Velloso, apresentou o parecer favorável que analisou a proposta de Outorga do Título ao ex-presidente. Segundo o relato, diversos elementos subsidiaram o mérito a honraria, tais como a relação do ex-presidente com a expansão e a interiorização do ensino público superior. A proposta foi aprovada com 18 votos favoráveis, um contra e três abstenções foram registradas.

O conselheiro Robério Ribeiro, um dos autores da iniciativa, lembrou que a honraria já tinha sido proposta por ele há alguns anos e que agora, com o apoio dos demais conselheiros, foi aprovada por ampla maioria do CONSUNI. “Este momento é, sem dúvida, de grande importância para a instituição e o homenageado, mas também para todos que participam deste momento histórico”, disse.

O reitor da UFRB, Silvio Soglia, comentou a decisão dos conselheiros. “A UFRB realizará uma homenagem ao seu fundador. É o reconhecimento de uma política acertada na educação e da trajetória de Lula em favor da expansão e interiorização do ensino público superior, em especial no estado da Bahia", afirma.

A sessão solene de entrega da honraria será no próximo dia 18 de agosto no campus de Cruz das Almas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será a terceira pessoa a receber o título Doutor Honoris Causa pela UFRB. Até o momento, a sambista Dona Dalva e o engenheiro agrônomo Paulo Jacomine já receberam o título pela instituição.

Confira a resolução que dispõe da aprovação da concessão do Titulo Honoris Causa ao ex-presidente.

Comentários da Notícia: