quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Edna Maria Silva Santos (29 anos), a Edna Baiana, ou simplesmente Kanu, como carinhosamente é conhecida esta ilustre filha de Amargosa, tem traçado uma bela história de sucesso dentro do futebol feminino brasileiro.
Kanu em ação contra o Flamengo
A volante do time do São José dos Campos (SP) possui uma vasta coleção de títulos nacionais e internacionais, com destaque para um tri campeonato da Copa Libertadores da América, quatro títulos do Campeonato Paulista e dois títulos da Copa do Brasil. E para coroar com chave de ouro uma carreira brilhante, no ano de 2014, o time do São José venceu o Arsenal (Inglaterra) por 2 x 0 na decisão da Nestle Cup - Torneio Internacional de Clubes de Futebol Feminino, uma versão feminina para a extinta Copa Toyota disputado em Tókio, no Japão. A competição não é considerada o Mundial oficial pela Fifa, mas é tratada como tal pela Conmebol
Kanu esteve em Amargosa recentemente e conversou com a equipe de reportagem do site AmargosaNews. Questionada sobre a satisfação em poder representar a cidade de Amargosa pelo mundo, a atleta falou que se sente honrada. "A sensação é inexplicável e ao mesmo tempo gratificante. Ser campeã te mostra que todo sacrifício valeu a pena". Kanu revelou ainda o sonho de vestir a camisa amarelinha da nossa seleção. "A seleção brasileira para qualquer jogador ou jogadora é sempre um objetivo e um sonho, mas em primeiro lugar vem o desempenho no clube, porque se você não vai bem no clube, não há espaço para seleção e todos sabemos que uma convocação para a seleção brasileira é sempre conseqüência do seu trabalho". 
Kanu comemorando com a equipe do São José o título mundial 
A jogadora foi revelada pela Escolinha de Futebol de Amargosa Descobrindo Talentos, um projeto que tem no comando Ademir Jesus, ou o professor Bi, como é conhecido por todos. O projeto funciona no campo do "Carecão" e trouxe oportunidade para muitos atletas, com destaque para o volante Josa, campeão paulista pelo Ituano (SP), Michel, que está no Nacional (SP) e Anderson, que joga no Grêmio Osasco (SP). 
Kanu aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre a escolinha de futebol do professor Bi. "O projeto em si busca dar apoio as crianças, como uma forma de lazer e ao mesmo tempo contribui pra sua vida pessoal. Para mim foi o primeiro passo e onde tudo começou. Foi onde eu descobri realmente o que queria para minha vida. A passagem pela escolinha me fez crescer como pessoa, foi onde aprendi a respeitar o próximo e me fez ser alguém melhor preparada para enfrentar os desafios".                        
Hoje, após conquistar destaque dentro do futebol feminino, a jogadora Kanu tenta retribuir de alguma forma as oportunidades que recebeu. Segundo ela, o professor Bi foi o grande incentivador da sua carreira. "Não é de hoje que esse projeto tem feito bem para os jovens em Amargosa. Eu tenho orgulho do trabalho feito pelo professor Ademir, um homem honrando e determinado, que sempre fez e ainda faz tudo pelo esporte em nossa cidade. Ele é o responsável por eu chegar onde cheguei. Ele confiou em mim, acreditou no meu talento e lutou para que eu pudesse realizar o meu sonho de ser uma jogadora profissional", contou a jogadora. 
A equipe de reportagem do Amargosa News foi até a Escolinha de Futebol de Descobrindo Talentos e acompanhou de perto o trabalho realizado pelo professor Bi junto a crianças e adolescentes da cidade de Amargosa. Ele fala do orgulho que tem ao ver o sucesso de sua ex-aluna e hoje parceira do projeto. "Eu vejo Kanu como um fenômeno e motivo de orgulho para todos nós. Nunca houve aqui na região uma mulher que chegasse onde ela chegou. A única coisa que falta para ela é chegar à seleção brasileira e este é um sonho dela, e nosso também", disse o professor Bi.
No final da nossa conversa, Edna Maria Silva Santos, ou simplesmente Kanu, deixou um recado para os jovens de Amargosa que pretendem trilhar um caminho no esporte. "O recado que eu deixo é que vocês acreditem nos seus sonhos e ao mesmo tempo lutem por ele, porque nada na vida é fácil, mas se vocês querem realmente conquistar seus objetivos, têm que ir em busca deles com sabedoria humildade e muita determinação", finalizou. 

Comentários da Notícia: