• PF investiga desvio de verba no transporte escolar em 16 cidades na BA

    Repórter: AmargosaNews.com
    Publicado: quinta-feira, 23 de novembro de 2017
    A- A+



    Uma operação que visa combater crimes de desvio de recursos públicos na área da educação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 23, em 16 municípios da Bahia. A ação, que investiga principalmente a fraude no repasse para o transporte escolar, acontece também em Minas Gerais.

    Durante a Operação Lateronis, a Polícia Federal (PF) – em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria Geral da União (CGU) – cumpre nove mandados de prisão preventiva e quatro temporárias, 13 medidas cautelares e 41 de busca e apreensão.

    A PF investiga as fraudes nas licitações em Salvador e nas cidades de Barra do Choça, Cândido Sales, Condeúba, Encruzilhada, Ribeirão do Largo, Gandu, Itambé, Jequié, Piripá, Vitória da Conquista, Tanhaçu, Ipirá, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto. Já em Minas, a ação acontece no município de Mata Verde.

    Segundo a polícia, um grupo investigado teria simulado entre três falsas cooperativas uma concorrência no vencimento de licitações na área de transporte dos municípios, sobretudo escolar. As investigações apontaram que estas organizações eram apenas de "fachada", uma vez que as vencedoras eram previamente definidas.

    Eles teriam obtido cerca de R$ 140 milhões com estes contratos entre os anos de 2010 e 2016. Deste total, os investigados teriam desviado aproximadamente R$ 45 milhões. (ATarde)
  • Comentários