Rodrigo Faro e Record são condenados a pagar R$138 mil por ‘tortura’ em programa

O apresentador Rodrigo Faro e a Rede Record estão envolvidas em uma polêmica devido ao antigo programa, “O Melhor do Brasil”. Isso porque, um ex-participante do quadro “Arruma Meu Marido” acabou de ganhar das duas partes na Justiça e o juiz considerou que ele foi torturado durante a atração.

“Constata-se, ainda, que a gravação ocorreu em 21/12/2011 e o documento de fl. 213 definindo o tratamento que seria realizado pela Clinica Oral Vitallis, está com a data de 20/12/2011, portanto, foi assinado 01 dia antes da gravação, o que é inacreditável, pois além de ter extraído 12 dentes em 02 dias, o Requerente foi obrigado a fazer o molde da prótese dentária e a usá-la com a boca inchada e extremamente dolorida, tanto que, conforme afirmou na exordial, foi aconselhado a não fazer movimentos bruscos durante a conversa que teria com o apresentador Rodrigo Faro, uma vez que a prótese móvel (dentadura) poderia se soltar da gengiva”, disse o juiz Yale Mendes, da 7ª Vara Cível de Cuiabá.

Para o juiz, apesar de Walmor Ferreira, a vítima do quadro ter autorizado o “tratamento dentário”, o documento citava a extração dos dentes como “exodontia dos elementos dentais 35, 34, 44, 45, 18, 15, 13, 12, 11, 21, 23 e 25”, termos que ele desconhecia. “Todos esses fatos levam à conclusão que o autor (Walmor) foi submetido à tortura física e emocional, o que não é possível admitir e considerar ‘normal’”, acrescentou Yale.

E afirmou: “Quando indagado qual o tratamento indicado para solucionar o problema em definitivo, o perito respondeu que, diante da perda dos 12 dentes somada ao tempo que passou, houve claramente um comprometimento de toda parte óssea nas áreas onde os dentes foram extraídos. Portanto, o tratamento seria uma reabilitação com protocolo cirúrgico para colocação de implantes, enxerto ósseo nas regiões com pouco osso e colocação de próteses sobre implantes […] Também esclareceu que após a extração, se não houver a reabilitação com próteses ou implantes, podem surgir problemas de ATM (articulação têmporo mandibular), como dores, estalos e dificuldades de mastigação”.

Outro depoimento que contribuiu para a condenação de Faro e da emissora foi o da destista responsável pela extração dos dentes, Patrícia Gallo. Durante a oitiva, ela afirmou que devido às péssimas condições em que se encontravam os dentes de Walmor e do pouco tempo dado à ela para a cirurgia, teve que optar pela extração dos 12 dentes.

“Logo, vê-se que a preocupação era com o programa da TV e o pouco tempo que dispunham para deixar ‘aparentemente’ arrumados os dentes do Autor, não se preocupando se estavam mutilando-o, causando dor e humilhando-o”, afirmou o juiz.

Yale Mendes ainda mencionou que o relatório do psiquiatra Andre Dualib também evidenciou que Walmor, após ter participado do programa, passou a ter vergonha de sair de casa, sentindo “tristeza, choro, raiva, diminuição acentuada da autoestima, insônia, embotamento emocional e revivencia o trauma muitas vezes ao dia”.

“Também se encontra nos autos uma Escritura Pública de Declaração em que Gerval Batista de Almeida, conhecido do Autor (Walmor), afirma que ele não mais recebe os amigos em casa, não vai aos churrascos que fazem nos finais de semana e não consegue ir às entrevistas para conseguir emprego. Declarou que é nítida a perturbação emocional do amigo e que está assim desde que participou do programa da Record”.

“Patente, portanto, o ato ilícito e a obrigação de indenizar diante da extração desnecessária dos dentes do Requerente e da forma como foi realizada, negligentemente, ofendendo a sua boa-fé e com interesse somente na audiência do programa”.

“Apesar da aparência do Autor não ser das melhores antes da participação no quadro ‘Arruma meu Marido’ pelo fato de já faltar vários dentes em sua boca, indubitavelmente, após a extração de mais 12 elementos, ficou pior, murchou, conforme se constata à fl. 96, quando sua filha informou à Rede Record que seu pai tinha vergonha de sair de casa até para trabalhar”, finalizou. (Bahia.Ba)

Marcadores: , ,
[facebook][blogger]

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.