• Voluntários devem doar sangue antes de tomar vacina contra febre amarela

    Repórter: AmargosaNews.com
    Publicado: segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
    A- A+
    Os voluntários em doar sangue devem procurar a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) antes de se imunizar contra a febre amarela, pois quando uma pessoa é vacinada contra a doença fica impedida de doar sangue por quatro semanas, a contar da data da vacinação.

    A estratégia da Hemoba é convocar o maior número de candidatos possível para realizar doação para reforçar os estoques de sangue de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado da Bahia, sobretudo neste período que antecede as festas populares e Carnaval.

    A diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, reforça que o objetivo é reduzir o impacto com a inaptidão após a vacina e garantir os estoques regulares para este período. 

    “O nosso objetivo é reduzir ao máximo o impacto da inaptidão após a vacina, por isso aquecemos as campanhas para mobilização de doadores, sobretudo neste período, onde já é comum experimentarmos uma redução nas doações. Toda bolsa de sangue coletada representa esperança e a chance de salvar até quatro vidas”, afirma.

    Para doar sangue

    Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. (BocãoNews)
  • Comentários