Amargosa: AFAGO reinicia suas atividades com equipe completa de profissionais

A equipe do AFAGO – Associação de Familiares de Amigos de Pessoas Especiais iniciou nesta terça-feira (20) suas atividades de atendimento ao público com muitas novidades. A principal delas, é que este ano, a instituição firmou uma parceria inédita com a prefeitura de Amargosa e a partir de agora passa a contar com o suporte de uma equipe multidisciplinar de profissionais, que incluem: psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educadora social, pedagoga, fonoaudióloga, músico terapeuta, arte terapeuta e nutricionista. 

“A Direção do Afago agradece ao apoio da Prefeitura Municipal, que através do prefeito Júlio Pinheiro, cedeu a AFAGO profissionais multidisciplinares e meios para o acompanhamento adequado dos nossos especiais", destacou Mary Jane Lessa, Presidente da Associação.

Com a missão de promover a inserção e adaptação de pessoas com deficiências múltiplas ou de aprendizagem no âmbito social, bem como, o contato com sua identidade e autonomia na construção subjetiva de suas relações com o mundo e consigo, a AFAGO surgiu a partir da inquietação de mães de crianças especiais, que à época, não puderam ser inseridas na rede regular de ensino. Ao perceberem que esta situação de exclusão era vivida por várias famílias, estas mães se reuniram e em 2007, fundaram oficialmente a instituição. De lá para cá, já se vão onze anos de um trabalho sem fins lucrativos, que se manteve graças ao suporte de pessoas de bom coração, que de forma voluntária contribuíram para a melhoria na qualidade de vida destas pessoas tão especiais. 
Atualmente, o Afago fica situado na Rua da Lapinha, 61, próximo a UFRB. Além dos atendimentos com profissionais, a instituição oferece uma série de oficinas, incluindo: música, culinária e arte. 

Durante a semana também são realizadas ações com familiares dos usuários, como forma de estreitar os laços e promover inclusão a partir de uma proposta onde os pais os responsáveis acompanham de perto o cotidiano de trabalho da instituição. 

As atividades regulares, que englobam todo elenco de atendimento com os profissionais e as oficinas, terão início no dia 1º de março. A estimativa é que neste ano de 2018, a instituição atenda regularmente cerca de 164 usuários matriculados de Amargosa, número que vem aumentando, de portadores de limitações como a Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Autismo, Deficiências Físicas, Deficiência Visual e Auditiva e outros tipos ainda não identificados.

É importante que os familiares de pessoas especiais compareçam a sede da AFAGO para o recadastramento e novas matrículas.

A equipe da AFAGO agradece ainda o GRUPO DOS HOMENS DE AÇÃO que fizeram toda a reforma da sede e aos VOLUNTÁRIOS, que cuidaram para que tudo ficasse pronto para os atendimentos. (Redação AmargosaNews)

Confira as imagens: