Amargosa e mais seis municípios são rebaixados de categoria no Mapa do Turismo

O Ministério do Turismo divulgou a atualização da categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro, registrando o aumento da atividade do setor em 17 cidades baianas, incluindo: Adustina, Aratuípe, Esplanada, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Ibicoara, Ibotirama, Itanhém, Lauro de Freitas, Mucugê, Palmeiras, Pindobaçu, Planaltino, Santa Cruz Cabrália, Sento Sé, Teixeira de Freitas e Uruçuca. A mudança reflete na elaboração de políticas públicas e no repasse de verbas federais. Nas cidades registradas, houve crescimento do número de empregos gerados por meio do turismo, além de aumento no número de estabelecimentos formais de hospedagem e no fluxo de visitantes brasileiros domésticos e internacionais. “A melhoria de destinos como Mucugê, cenário de várias cachoeiras do Pólo Chapada Diamantina, e Santa Cruz Cabrália, com os encantos das praias da Costa do Descobrimento, mostra que as cidades têm trabalhado para fortalecer a atividade turística. 

Já para seis municípios baianos, incluindo Amargosa, houve redução em suas categorias. O rebaixamento é reflexo da redução do fluxo do turismo no município. “Importante ressaltar que a categorização é um processo dinâmico e perene que, assim como o Mapa do Turismo Brasileiro, deverá ser atualizado e aperfeiçoado periodicamente. Assim, se um município teve seu fluxo turístico e seus estabelecimentos formais de hospedagem ampliados, provavelmente, na próxima categorização, quando dados serão novamente avaliados, ele poderá mudar de posição”, explicou o ministro do Turismo.

Todos os municípios estão aptos a pleitear recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico; orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos; reforma de terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais, de aeroportos, ferrovias e estações férreas de interesse turístico; e sinalização turística, entre outros. A Bahia conta com 150 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro. As novas categorias já estão disponíveis. Confira aqui. (Com Informações do Portal A Tarde)

Os municípios que subiram de categoria:

Adustina

Aratuípe

Esplanada

Formosa do Rio Preto

Gentio do Ouro

Ibicoara

Ibotirama

Itanhém

Lauro de Freitas

Mucugê

Palmeiras

Pindobaçu

Planaltino

Santa Cruz Cabrália

Sento Sé

Teixeira de Freitas

Uruçuca
Marcadores: ,
[blogger]

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.