Polícia Federal faz operação de combate a fake news

A capital do Espirito Santo foi a primeira cidade a receber a operação ‘Voto Livre’ realizada pela Polícia Federal de combate a fake news relacionadas às eleições de 2018 no Brasil. Lá foram expedidos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de intimação na casa de investigados e na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Espírito Santo.

O principal objetivo do ‘Voto Livre’, é impedir que notícias falsas influenciem a manifestação do eleitor. Segundo a Polícia Federal, as investigações em Vitória, que contaram com 12 policiais federais e civis, tiveram início após uma denúncia anônima de que “suposta falsa pesquisa eleitoral de intenção de votos que estaria circulando pelo aplicativo Whatsapp”. Ainda de acordo com a PF, a falsa pesquisa estava sendo divulgada pelo site capixabão.com.

Fora da regulamentação da campanha política digital, o Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros, com cerca de 100 milhões de usuários. O canal se tornou um dos maiores alvos para a disseminação das fake news. Apesar de estar fora da regulamentação, é entendido pela Polícia Federal que qualquer manifestação, por redes sociais ou via WhatsApp, que venha a afetar a candidatura de alguém, ou seja vista como abuso de poder econômico e propaganda irregular, será coibido. (Bahia.Ba)
Marcadores:
[facebook][blogger]

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.