Trump cancela 1ª viagem à América Latina para monitorar a Síria




O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou a viagem a Lima, capital do Peru, onde iria comparecer à 8ª Cúpula das Américas. Segundo um anúncio da Casa Branca divulgado hoje (10), o republicano preferiu ficar nos EUA para se concentrar na crise com a Síria. A visita ao país andino seria a primeira visita do chefe de Estado à América do Sul desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2017.

O vice-presidente americano, Mike Pence, vai representar o país no encontro com líderes latino-americanos. Segundo o G1, Trump tinha previsto chegar em Lima na sexta-feira (13) e depois seguiria para Bogotá, na Colômbia. Diferentemente do mandatário, Pence não vai visitar Bogotá, mas vai se reunir com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, durante a cúpula em Lima, informou a Reuters.

Ontem, o presidente americano anunciou que vai tomar uma "decisão importante" sobre a Síria em 24 a 48 horas. O governo do país do Oriente Médio é acusado de usar armas químicas em um ataque à cidade de Duma, subúrbio de Damasco, no fim de semana. (Metro1)