Amargosa: serviço do SAMU 192 é comprometido devido a ambulância quebrada



O trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), responsável pela cobertura de atendimentos de urgência na regão, está comprometido no município de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, devido a ambulância quebrada. A informação foi confirmada por uma atendente do SAMU. O SAMU é de responsabilidade municipal.

Em um áudio enviado à redação do AmargosaNews, um cidadão tentou solicitar socorro através do 192 para um acidente ocorrido na BA-046, na tarde deste domingo(13), e a atendente afirmou que a ambulância está quebrada e orientou o cidadão a ligar para o Hospital Municipal. A ambulância do Hospital Municipal foi usada no socorro.

Em outro acidente ocorrido na BA-540 com vítimas graves, a 5 quilômetros de Amargosa, foi necessário a ambulância do SAMU de Mutuípe prestar o socorro. A demora agravou o quadro de saúde das vítimas. A situação foi criticada por vários internautas que ficaram revoltados.

Em busca de uma resposta, a reportagem do AmargosaNews entrou em contato com a secretaria municipal de saúde, que nos enviou uma nota de esclarecimentos.


Da Redação.


Confira a Nota :



NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde vem, através deste, informar que toda chamada do telefone 192 é atendida pela Central do SAMU, que fica localizada na cidade de Santo Antônio de Jesus e liberada pelo Médico Regulador de plantão.
Na última semana, a AMBULÂNCIA DO SAMU 192 que presta serviço aqui em Amargosa, apresentou problemas mecânicos, sendo encaminhada para reparo. No último dia 13 de maio, uma pessoa telefonou para o 192 solicitando atendimento para uma vítima de acidente de moto. Com a ambulância em manutenção, as chamadas através do 192 não foram liberadas pela Central porém, foram orientadas para ligarem pro Hospital Municipal.
Como forma de não parar o serviço, o atendimento da vítima foi realizado através da
Ambulância do HMA, após o contato com a equipe do HMA e do SAMU 192, sem a chamada a partir do link 192.
Reiteramos o nosso compromisso em prestar um atendimento de qualidade a nossa população e a todos que precisam de um socorro imediato e de emergência. Mesmo com toda dificuldade, com um equipamento que necessita de constantes reparos, a população de Amargosa agora possui uma nova ambulância no Hospital Municipal, devidamente equipada para o atendimento pré-hospitalar. Além disso, já está prevista a vinda de uma ambulância nova do SAMU para nossa cidade, dentro em breve.
Informamos também que todas as medidas administrativas já estão sendo tomadas para que a liberação do atendimento do SAMU 192 seja através da via CENTRAL do SAMU 192 RECONVALE.













Marcadores: ,

Postar um comentário

[facebook][blogger]

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.