Trump anuncia a saída dos EUA do acordo do Irã




Como era indicado pelo posicionamento durante as negociações sobre o acordo nuclear do Irã, o presidente americano Donald Trump anunciou na tarde de hoje (8) a saída dos EUA do pacto com o país árabe. Mais cedo, o jornal The New York Times já havia apontado as intenções do mandatário ao alegar que Trump iria informar o colega francês, Emmanuel Macron, sobre a decisão de se retirar do pacto.

Durante o anúncio, o governante alegou que "o Irã é o principal estado patrocinador do terrorismo" e que nenhuma ação desse país foi mais perigosa do que sua busca por armas nucleares. Apesar disso, decidiu retirar os Estados Unidos do acordo que impõe barreiras a programa nuclear iraniano em troca do alívio das sanções impostas pela comunidade internacional. O presidente também informou que Washingron vai restituir as sanções econômicas ao Irã. Ele também alegou que "qualquer nação que ajude o Irã na busca por armas nulceres também pode ser alvo de sanções".

Em janeiro, Trump afirmou que abandonaria o tratado até 12 maio se as potências europeias não corrigissem suas "falhas desastrosas". O chefe de estado acredita que o documento não foi capaz de combater o desenvolvimento de mísseis balísticos. Trump também alega que a liberação de US$ 100 bilhões (cerca de R$ 355 bilhões) de ativos internacionais do país foi usada como "um fundo para armas, terror e opressão" no Oriente Médio.

No domingo, o presidente do Irã,Hassan Rouhani, que a saída dos EUA do acordo seria um "arrependimento histórico". Apesar disso, o chefe de estado disse ontem que está disposto a manter o pacto, desde que a União Europeia ofereça garantias de que os benefícios acertados em 2015 continuarão valendo. (Metro1)
Marcadores:

Postar um comentário

[facebook][blogger]

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.