Temas sociais dominam redações do Enem; veja dicas para se sair bem




Faz quase 70 anos que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unida. Era dezembro de 1948 e o mundo ainda estava se recuperando das atrocidades da 2ª Guerra Mundial. Não por acaso, o documento que estabeleceu as regras para a garantia da dignidade humana tem sido fonte para os temas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desde que foi criado, em 1998, o Enem já aplicou 20 temas de redação para os estudantes no Brasil, sendo que mais da metade deles estava ligada à área dos direitos humanos ou de minorias. Nos últimos quatro anos, todas as provas trataram dessa temática.

Segundo o consultor pedagógico do SAS Plataforma de Educação, Vinicius Beltrão, o exame convida os candidatos a refletirem sobre demandas atuais e a pensarem soluções para os problemas do país.

“Fazendo uma análise dos últimos anos, percebemos que o Enem tratava, principalmente, de temas ligados à cidadania, meio ambiente e questões sociais. A partir de 2009, o meio ambiente desapareceu enquanto as questões sociais e de cidadania dominaram a pauta. São temas ligados aos direitos humanos e que precisam ser discutidos”, disse.

Beltrão acredita que o tema da última edição ‘Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil’ foi o mais surpreendente e difícil de todos, por exigir dos alunos escrever sobre um problema que a grande maioria nunca havia refletido. Ele disse que a dificuldade apontada pelos candidatos é provocada pela falta de preparação. (Correio)

Leia mais: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/temas-sociais-dominam-redacoes-do-enem-veja-dicas-para-se-sair-bem/
Marcadores:

Postar um comentário

[facebook][blogger]

Author Name

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.