Prêmio do INEP reconhecerá desempenho de estudantes do primeiro ano de graduação




Estudantes do primeiro ano de graduação de Instituições Públicas de Ensino Superior serão premiados pelo seu desempenho. Lançado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o Prêmio Calouro-Destaque visa reconhecer o desempenho dos estudantes que demonstrarem grau destacado de desenvolvimento de competências cognitivas, além de subsidiar estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas do Inep.

Serão distribuídos prêmios de R$ 5 mil para até 1.000 participantes que obtiverem os melhores resultados em uma prova de conhecimentos gerais de 80 questões. A distribuição dos prêmios levará em consideração o número de vagas de graduação oferecidas por cada Instituição Pública de Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. As Instituições Públicas de Ensino Superior que tiverem ofertado até 1.000 vagas de graduação terão até três premiados. Aquelas que tiverem ofertado de 1.001 a 3.500 vagas poderão ter até nove estudantes premiados. As Instituições com oferta de vagas superior a 3.500 terão até 12 calouros premiados. Essa regra permitirá que estudantes de todo Brasil sejam reconhecidos pelo seu desempenho.

Inscrições – A prova, com quatro horas de duração, será aplicada em 14 de outubro, domingo, das 14h às 18h, em 60 cidades de todas as Unidades da Federação. A Política de Acessibilidade do Inep garantirá a realização de provas com os seguintes recursos de acessibilidade: prova ampliada; auxílio na leitura da prova (ledor); intérprete de Libras; sala de fácil acesso e sala para amamentação. O Inep receberá inscrições até às 23h59 de 7 de agosto, exclusivamente pela internet, no endereço premiocalouro.inep.gov.br.

Pode participar o estudante que cumprir, concomitantemente, três requisitos:

- ter concluído o Ensino Médio em 2016 ou em 2017;

- ser estudante brasileiro ingressante no Ensino Superior no ano letivo de 2018 pelo Sisu;

- estar regularmente matriculado em curso de graduação vinculado a qualquer área do conhecimento, na modalidade presencial, em Instituição Pública de Ensino Superior.

Clique aqui para acessar o regulamento

Clique aqui para se inscrever

Clique aqui para ver a relação de cidades com aplicação

informações INEP

Comentários